quarta-feira, 11 de maio de 2011

Desenvolvimento

Pré Natal com passar das Semanas






Os cuidados continuam. Mesmo quando os exames feitos no início da gestação estão normais e a gravidez segue sem problemas, os médicos não baixam a guarda. E nem devem. “Apesar de tudo estar indo bem, uma irregularidade, como o ganho excessivo de peso, pode acontecer de uma hora para outra e mudar o quadro da grávida”, afirma o obstetra Luiz Roberto Milano Silva, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo.

Presença de proteína
Com o exame de urina, é possível detectar a proteína, que indica risco de pré-eclampsia. Esse quadro surge no fim da gravidez e provoca o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos. Em alguns casos, o parto precisa ser antecipado. É realizado mensalmente.

Glicemia pós-prandial
Esse exame de sangue é útil para diagnosticar quadros de diabete gestacional. O sangue deve ser coletado duas horas após o início da refeição, o tempo necessário para avaliar a reação do organismo após a ingestão de glicose. Realizado entre a 26ª e a 28ª semana.

Estreptococos B
Essa bactéria está presente na vagina de muitas mulheres saudáveis e não causa problemas, mas pode contaminar o bebê durante o parto normal. Como não apresenta sintomas, os médicos pedem o exame como precaução. Se positivo, a gestante recebe antibióticos durante o trabalho de parto. O exame é feito como um Papanicolaou, com coleta do material vaginal e retal. Realizado na 37ª semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário